Governo encerra mercado municipal de São Tomé devido ao Covid-19
São Tomé, São Tomé e Príncipe (PANA)- O Governo são-tomense ordenou terça-feira o encerramento do mercado municipal no centro da cidade de São Tomé, devido ao risco de contaminação por Covid-19 (coronavírus), soube a PANA de fonte oficial em São Tomé
A decisão tomada peloo Conselho de Ministros visa conter e proteger a população do novo coronavírus, segundo Adelino Lucas, secretário de Estado da Comunicação Social e porta-voz do executivo.
Cerca 700 comerciantes em diversas áreas de atividade económica que labutavam no mais antigo mercado municipal foram efetados pela medida de segurança sanitária, indicou Lucas.
Vendedores de hortaliças, peixe, carne, frutas, carvão vegetal e de bebidas alcoólicas fazem parte do lote dos primeiros feirantes a inaugurarem, o novo mercado de Bobo Forro, a três quilómetros do centro da capital, localizada na zona industrial de Bobo Forro.
O mercado municipal é considerado pelas autoridades sanitárias como uma fonte de continuação, pela sua pequenez e pelo facto de estar superlotado, além da insalubridade.
A decisão do executivo do Jorge Bom Jesus, implementada numa altura que decorrem, no centro da capital, obras de reabilitação da rede de esgotos da cidade que estão ao céu aberto e que representa um problema de saúde pública.
São Tomé e Príncipe registou, até ao momento, quatro casos positivoS de coronavírus, sem sintomas, mas os portadores do vírus encontram-se sob vigilância domiciliária, enquanto o país se desdobra em ações de prevenção e resposta à pandemia plantária.
-0- PANA RMG/DD 15abril2020