Governo encerra escolas na Zâmbia por coronavírus
Lusaka, Zâmbia (PANA) – O Governo zambiano exigiu o encerramento de todas as escolas, colégios e universidades, a partir de sexta-feira, a título de medidas preventivas contra o Covid-19 ou coronavírus, anunciou terça-feira o ministro da Saúde, Chitalu Chilyfya.
O ministro, que confirmou que a Zâmbia ainda não registou nenhum caso de coronavírus, anunciou que os mercados e as igrejas continuarão a funcionar.
Chilufya declarou que o Governo decidiu encerrar todas as instituições escolares com o objetivo de prevenir a eclosão da doença, que já fez sete mil e 130 mortos no Mundo com mais de 181 mil casos registados.
Além disso, afirmou que a população será informada da reabertura dos estabelecimentos de ensino.
Chilufya, que falava terça-feira a jornalistas presentes, em Lusaka, revelou que o seu Ministério formou, até agora, mais de 500 agentes de saúde para a preparação à doença.
Segundo ele, medidas suplementares foram tomadas, nomeadamente o processo de despistagem em cada ponto de entrada e a promulgação do instrumento regulamentar para o Covid-19.
"Isto significa que se trata de uma doença que deve obrigatoriamente ser declarada e que os cidadãos devem conformar-se às instruções das autoridades", afirmou.
Entre as outras medidas figura o isolamento de dois a 14 dias para as pessoas vindas de um país de alto risco. As pessoas com sintomas serão confinada para assistência e tratamento.
Chilufya indicou que o Governo insiste na restrição de todos os viajantes para o estrangeiro e que o seu Ministério encetou contactos com as companhias aéreas e introduziu um controlo antes da partida.
"Duas intervenções de forte impacto conhecidas, a higiene das mãos e a limpeza das comunidades devem ser continuadas. O Ministério da Saúde e todos os outros Ministérios abrangidos continuarão a trabalhar neste quadro”, disse.
-0- PANA MM/MA/AKA/IS/MAR/IZ 17março2020