Governo e partidos políticos preparam diálogo nacional no Senegal
Dakar, Senegal (PANA) - Responsáveis do minnnistério senegalês do Interior reuniu-se quinta-feira, em Dakar, com representantes de vários partidos políticos em prelúdio ao diálogo político previsto para 28 de maio corrente no país.
A reunião prepara este diálogo político teve lugar de manhã em Dakar, no quadro de um contacto prévio, para definir os termos de referência para o diálogo solicitado pelo Presidente senegalês, Macky Sall, a 5 de março último.
Porém, o encontro foi boicotado pelo Partido Democrático Senegalês (PDS), do ex-Presidente senegalês, Abdoulaye Wade, que exige, entre outras coisas, a ilibação do seu filho, Karim, condenado, em março de 2015, a seis anos de prisão por enriquecimento ilícito quando era ministro da Cooperação Internacional e dos Transportes Aéreos, Marítimos e Terrestres, sob o regime do seu pai.
Indultado pelo Presidente Macky Sall, Karim está no Qatar desde a sua libertação da prisão em junho de 2016, mas a sua candidatura às eleições presidenciais de 24 de fevereiro não foi validada pelo Conselho Constitucional.
Durante a cerimónia de abertura da reunião, o ministro do Interior, Aly Ngouille Ndiaye, apelou à participação inclusiva de todos os partidos políticos.
"Temos de banir a prática da cadeira vazia. O diálogo é necessário entre os membros de nossa classe política porque a nossa democracia vale a pena", frisou.
Indicou que estas reuniões políticas permitirão avaliar a organização do escrutínio presidencial de 24 de fevereiro último, o sistema de patrocínio de candidatos e o registo eleitoral, entre outros.
Do lado da oposição, alguns oradores consideraram que o tão almejado diálogo político seria mais credível se fosse conduzido por uma personalidade independente.
O encontro durou apenas o tempo da cerimónia de abertura e as diversas partes comprometeram-se encontrar-se de novo a 16 de maio corrente.
-0- PANA AAS/BEH/CJB/DD 09maio2019