Agência Panafricana de Notícias

Governo e oposição relançam diálogo político na Mauritânia

Nouakchott, Mauritânia (PANA) – O diálogo entre o Governo e a oposição será retomado quinta-feira na Mauritânia, soube a PANA quarta-feira em Nouakchott de fontes seguras.

Ele visa criar as condições de um clima político com vista à realização de eleições presidenciais abertas e consensuais com a participação de todos.

O início deste diálogo foi bloqueado há quinze dias por questões de procedimento, pois o Fórum Nacional para a Democracia e Unidade (FNDU), que agrupa 15 partidos políticos, organizações da sociedade civil, centrais sindicais e figuras independentes, exigiu negociações diretas com o Governo e não com os partidos aliados ao poder.

Esta tentativa de relançar o diálogo político surge alguns dias depois de um encontro entre o primeiro-ministro, Moulaye Ould Mohamed Laghdaf, e o presidente do FNDU, Cheikh Sid’Ahmed Ould Babamine.

O Presidente mauritano, Mohamed Ould Abdel Aziz, exclui a formação de um Governo alargado à oposição e o adiamento das eleições presidenciais previstas pelo calendário republicano entre 1 de maio e 31 de julho.

-0- PANA SAS/AAS/CJB/TON 09abr2014