Governo do Senegal lança projeto agrícola para tirar jovens do desemprego
Ziguinchor, Senegal (PANA) - O Governo do Senegal lançou, quarta-feira, um projeto "muito ambicioso" para tirar jovens do desemprego, soube a PANA de fonte oficial.
Lançado em Ziguinchor, no sul do país, em parceria com o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), o empreendimento designada-se "Agri-Jeunes".
Permitirá oferecer a 150 mil jovens rurais, dos quais 45 mil mulheres, empregos, indicou o seu coordenador nacional, Massamba Diop.
Sublinhou que os setores visados são os agrossilvopastoris e haliêuticos.
Segundo ele, o objetivo é criar e reforçar 25 mil empresas viáveis nos setores supracitados e oferecer pelo menos 35 mil empregos decentes aos beneficiários.
As atividades vão ser executadas através de componentes como o desenvolvimento de atividades económicas rentáveis, o reforço das capacidades e a facilitação na inserção e coordenação, o acompanhamento-avaliação e a gestão de conhecimentos, informou.
Oito províncias do país, priosseguiu, vão primeiro experimentar o projeto entre 2020 e 2025.
De acordo com Massamba Diop, este projeto visa promover a inclusão socioprofissional de jovens nas explorações familiares e atividades rentáveis geradoras de receitas e empregos decentes e duradouros nos setores da agricultura, da pecuária e da pesca.
Permitirá reduzir a taxa de desemprego para jovens que, para resolverem seus problemas, escolhem a via do êxodo ou às vezes a emigração clandestina, acrescentou.
A implementação do empreendimento tem por objetivo, além de alcançar a autossuficiência alimentar que constitui uma preocupação maior das autoridades senegalesas, manter os jovens no seu país, de acordo com o responsável.
-0- PANA MAD/JSG/FK/DD 1out2020