Agência Panafricana de Notícias

Governo do Mali condena amputação de mão de suposto ladrão

Bamako, Mali (PANA) - O Governo maliano condenou vivamente a amputação quarta-feira em Ansongo, no norte do país, por islamistas da mão dum habitante acusado de ter roubado gado, considerando que se trata dum "ato vil".

"Os seus gestos de desafio justificam a pertinência das sanções propostas pelo Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-Moon, ao mesmo tempo que fixam os limites de qualquer diálogo para lhes fazer ouvir a razão", sublinha o Governo maliano num comunicado divulgado em Bamako.

"Esta persistência nas violações flagrantes dos direitos humanos é um desafio para o Governo maliano, para África e para o resto da comunidade internacional", acrescenta.

"Enquanto esforços para uma solução negociada multiplicam-se, as práticas dos terroristas e dos narcotraficantes vestidos dum falso véu religioso acreditam o caráter inevitável da opção militar", indicou.

Reiterando a sua disponibilidade ao diálogo, o Governo maliano diz trabalhar na aceleração da planificação em curso com os seus parceiros da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) para a reconquista do norte do país.

-0- PANA GT/AAS/SOC/MAR/TON 10agosto2012