Agência Panafricana de Notícias

Governo do Burundi sem reação a alegações de presença de seus militares na RDC

Bujumbura, Burundi (PANA) – O Governo burundês ainda não reagiu publicamente às informações sobre um regresso ao Burundi de seus militares burundeses alegadamente enviados à vizinha República Democrática do Congo (RDC) para uma missão de que se ignora contornos, noticiou quarta-feira a Rádio Pública Africana (RPA, local).

Desde terça-feira última, a RPA fala sobre "um regresso discreto" de militares burundeses da RD Congo com armas e bagagens.

A Radio France internationale (RFI), muito ouvida em FM no Burundi, só fala, ela também, deste "regresso de militares burundeses da RD Congo, desde terça-feira última, após « três anos » de presença no território congolês para uma missão não especificada.

Intervindo recentemente nas ondas da RFI, o porta-voz do Governo congolês, Lambert Mende, disse no entanto tratar-se de « acusações infundadas », afirmando por outro lado que se trata dum « caso burundo-burundês que não é preciso exportar para a RD Congo".

Num passado recente, o Governo burundês teve de desmentir várias vezes tais informações sobre a suposta presença das suas tropas na RD Congo.

Porém, os dois países reconhecem existir entre eles uma colaboração para a neutralização de grupos armados no quadro dum acordo de segurança nas fronteiras comuns.

-0- PANA FB/JSG/FK/DD 09out2014