Agência Panafricana de Notícias

Governo do Burundi organiza reunião sobre desafios do crescimento económico

Bujumbura, Burundi (PANA) - Os membros do Governo do Burundi reuniram-se segunda-feira em Gitega, uma pequena cidade a 100 quilómetros de Bujumbura, capital do Burundi, para estudarem as apostas do crescimento económico do país, soube-se de fontes oficiais da região.

"Esperamos que este retiro permita uma compreensão comum dos desafios do crescimento, da governação administrativa e económica e de identificar juntos as pistas do crescimento sustentável e compartilhado. E tudo isto de forma rigorosa para preservar os ganhos de segurança, estabilidade e progresso económico", disse o Presidente burundês, Pierre Nkurunziza, no seu discurso de abertura da reunião ministerial.

O retiro também deve lançar uma estratégia nacional de governação e da luta contra a corrupção, má gestão económica e os delitos conexos "para dar mais dinamismo à política de "tolerância zero" defendida pelo chefe de Estado do Burundi face ao aumento e à persistência destes males sociais do país.

Os membros doG governo do Burundi multiplicaram nos últimos tempos vários retiros para refletirem sobre diferentes aspetos da vida da nação, mas esta é a primeira reunião dedicada exclusivamente a um assunto económico desta importância, com o apoio técnico e financeiro do Banco Mundial, precisou o Presidente Nkurunziza.

Segundo a ministra burundesa das Finanças, Clotilde Nizigama, o crescimento económico esperado para 2011 não deve passar dos 4 porcento.

-0- PANA FB/TBM/CCF/IZ 21mars2011