Governo desmente registo de cólera em Cabo Verde
Praia, Cabo Verde (PANA) – O Governo cabo-verdiano desmentiu os rumores surgidos nas redes sociais de que há registo de casos de cólera, em Cabo Verde, com o registo de óbito, e que o Ministério da Saúde e da Segurança Social (MSSS) estaria a esconder esta situação "para não alarmar a população.
Numa nota oficial, a Direção Nacional da Saúde indica que tais rumores foram colocados nas redes sociais "de forma irresponsável e inconsequente".
Esclarece que, através do Serviço de Vigilância e Resposta, em colaboração com Organização Mundial de Saúde (OMS), tem acompanhado a situação sanitária do país, com especial enfoque nesta época de Verão.
“O Sistema de Vigilância Nacional não detetou nenhuma situação inabitual, para esta época do ano”, pelo que “não correspondem à verdade os rumores de que teria havido casos de cólera no país”.
Conforme a mesma fonte, o Ministério da Saúde e Segurança Social continuará a reforçar a vigilância epidemiológica nesta época do ano, dando especial atenção às doenças de declaração obrigatória e às de potencial epidémico no país.
“Os Cabo-verdianos serão prontamente informados de quaisquer situações sanitárias inabituais, com toda a transparência. O MSSS aproveita a oportunidade para apelar à população para praticar as medidas higiénicas habituais, de natureza individual, coletiva, alimentar, ambiental, para diminuir os riscos das diarreias, do paludismo, etc”, aconselha o Governo.
Na nota, o Governo reitera a sua determinação de tudo fazer para consolidar os ganhos conseguidos na saúde das populações e em todo o território nacional.
Segundo o site da OMS, a última epidemia de cólera registada em Cabo Verde teve lugar, em 1995, com o registo de 12 mil 955 casos.
-0- PANA CS/IZ 07out2019