Cotonou, Benin (PANA) – O Governo beninense vai desembolsar, nos próximos dias, quase três biliões de francos CFA (cerca de cinco milhões 160 mil dólares americanos), para liquidar os salários em atraso, segundo uma decisão do Conselho de Ministros realizada, em Cotonou.
Além do bilião de francos CFA mensalmente destinado a pagar esta dívida, será disponibilizada uma soma suplementar de dois biliões de francos CFA, elevando para três biliões de francos CFA o total dos salários em atraso a pagar em fevereiro corrente”, indica a decisão a que a PANA teve acesso.
Esta decisão seguiu-se ao exame da situação da dívida salarial do Estado ligada a uma falta de pagamento, até 2016, da incidência financeira dos diversos atos de adiantamentos e promoção de trabalhadores.
A medida também responde aos compromissos assumidos, em dezembro último, pelo chefe de Estado diante das organizações sindicais, no quadro da continuação das ações sociais já lançadas a favor dos agentes ainda no ativo e dos empregados aposentados.
O Governo também tranquilizou todos os agentes do Estado que "estes esforços vão continuar à medida que o Governo libertar margens sobre a tesouraria".
-0- PANA IT/BEH/FK/IZ 17fev2019