Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) – O Governo burkinabe descartou quaisquer negociações com grupos terroristas, declarou o porta-voz do Governo burkinabe, Ousseni Tamboura, no termo do Conselho de Ministros.
Vários órgãos de imprensa anunciaram, na semama passada, que o Burkina Faso terá iniciado negociações com grupos terroristas.
O chefe do Governo anunciou igualmente no início de fevereiro último, no Parlamento, que o Burkina Faso não excluia negociações com grupos terroristas, pois “todas as grandes guerras acabam resolvidas em torno duma mesa de negociações.”
O Governo burkinabe não está a negociar com grupos terroristas. Nós constatamos, em algumas províncias afetadas pela insegurança,uma certa tomada de consciência por parte de vários líderes de opinião”, indicou.
"Estes líderes tradicionais, religiosos e personalidades compreenderam a necessidade de se lançar um apelo, se fazer sensibilizações para cidadãos burkinabes arregimentados por grupos terroristas. Eles pedem-lhes para abandonarem estes grupos terroristas e juntarem-se à causa do seu país”, acrescentou o responsável burkinabe, precisando que o Governo "encoraja esta atitude pois é uma outra parte do combate ao terrorismo.”
Para Tamboura, não se trata apenas de desdobrar estratégias militares, mas de fazer com que jovens burkinabes não se juntem a estes grupos terroristas para reforçarem suas fileiras.
-0- PANA TNDD/IS/FK/DD 03março2021