Agência Panafricana de Notícias

Governo denuncia nascimento de nova "milícia islâmica" no Burkina Faso

Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - Um grupo de autodefesa denominado "Segurança Islâmica" acaba de ser criado em Pouytenga, na província de Kouritenga, no leste do Burkina Faso, denunciou segunda-feira o Ministério burkinabe da Segurança.

Porém, num comunicado transmitido segunda-feira à PANA, o Governo burkinabe garante estar a acompanhar de perto esta situação.

"Há algumas horas, nas redes sociais, informações persistentes revelam o nascimento de um grupo de autodefesa denominado "Segurança Islâmica' em Pouytenga, na província do Kouritenga" no leste do país, lê-se na nota.

"Os serviços do Ministério da Segurança acompanham de perto a evolução da situação e instruções firmes já foram dadas às estruturas competentes para uma investigação profunda e a tomada de medidas eventuais", acrescenta o comunicado.

Em entrevista à imprensa local um responsável da milícia em apreço indicou que são jovens muçulmanos que se organizaram para garantir a segurança dos eventos islâmicos, nomeadamente predicações.

O Burkina Faso já conhece um grupo de autodefesa, Kogl-Weogo, milícia camponesa criada em várias localidades para lutar contra a insegurança, cujos métodos extrajudiciais são denunciadas em vão por organizações de defesa dos direitos humanos.

-0- PANA NDT/JSG/MAR/DD 26março2018