Bamako, Mali (PANA) - O Governo do Mali convocou segunda-feira toda a população e a diáspora malianas para uma mobilização geral na próxima sexta-feira, soube a PANA de fonte segura.
Também pediu às autoridades religiosas e tradicionais para organizarem sessões de oração em todos os edifícios de culto, na sequência das sanções da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO).
O Governo do Mali anunciou um plano de resposta para salvaguardar a soberania do Mali e preservar a integridade do território nacional, apelando a todos os parceiros sociais para uma trégua para enfrentar os desafios do dia.
Felicitou as Forças Armadas e de Segurança pelos resultados obtidos no combate ao terrorismo e na segurança do território.
Apelou à calma da população, assegurando que serão tomadas todas as medidas para se fazer face aos efeitos das medidas decretadas pela CEDEAO e pela União Económica Monetária Oeste-Africana (UEMOA), agradecendo a todos os povos africanos o seu apoio e solidariedade.
No final de uma Cimeira realizada a 9 de janeiro em Accra, no Gana, as duas organizações sub-regionais decidiram encerrar as fronteiras dos Estados membros com o Mali, suspender todas as transações entre o Mali e estes Estados e o congelamento de Ativos do Mali no Banco Central dos Estados da África Ocidental (BCEAO).
-0- PANA GT/JSG/MAR/DD 11janeiro2022