Bamako, Mali (PANA) - O Governo de Transição do Mali adiou ligeiramente, por razões técnicas, das eleições previstas para 2023 e 2024 neste país em transição política, soube a PANA de fonte oficial.
Anúncio foi feito num comunicado de imprensa pelo ministro maliano da Administração Territorial e Descentralização, e porta-voz do Governo, o coronel Abdoulaye Maiga.
As eleições presidenciais estaduais estavam inicialmente marcadas para domingo, 4 de fevereiro de 2024 (primeira volta) e domingo, 18 de fevereiro de 2024 (segunda volta), e esperava-se, portanto, que elas pusessem fim à transição no Mali.
Neste comunicado, o coronel Maiga explicou que este adiamento se deve “a novas disposições constitucionais na lei eleitoral, em particular, os atrasos entre as duas voltas das eleições presidenciais.”
Além disto, a Autoridade Independente de Gestão Eleitoral (AIGE), órgão que gere as eleições no Mali, terá em conta os resultados da revisão anual das listas eleitorais (1 de outubro a 31 de dezembro de 2023) no ficheiro eleitoral a partir de janeiro de 2024.
O comunicado menciona ainda “a gestão da tomada de reféns” da base de dados do Censo Administrativo do Estado Civil (RAVEC) por parte do prestador de serviços IDEMIA, uma empresa francesa.
O Governo do Mali especifica que “as novas datas das eleições presidenciais serão comunicadas posteriormente, após uma discussão com a AIGE.”
-0- PANA GT/JSG/MAR/DD 26setembro2023