Agência Panafricana de Notícias

Governo de coligação toma posse no Zimbabwe

Harare- Zimbabwe (PANA) -- O Governo de Coligação do Zimbabwe foi empossado sexta-feira na presença do Presidente zimbabweano, Robert Mugabe, fruto de intensas negociações entre o poder e a oposição, constatou a PANA no local.
Este Governo de União Nacional é o epílogo de vários meses de difíceis negociações sobre a partilha do poder entre o governo do Presidente Mugabe e a oposição, facilitadas pelo ex-chefe do Estado sul-africano, Thabo Mbeki, na sequência da controversa eleição presidencial do ano passado.
As duas partes decidiram partilhar o poder até à organização de novas eleições previstas para os próximos 18 meses.
Em virtude deste documento, as duas partes partilharão as pastas ministeriais quase em partes iguais e o líder do Movimento para a Mudança Democrática (MDC, principal partido da oposição), Morgan Tsvingirai, foi designado para o cargo de primeiro-ministro.
O chefe do terceiro partido da oposição, Arthur Mutambara, foi nomeado vice-primeiro-ministro no seio deste novo governo da coligação.
Vários dirigentes da região, nomeadamente o Presidente sul-africano, Kgalema Motlanthe, e o seu predecessor, Thabo Mbeki, assistiram à cerimónia de investidura.