Agência Panafricana de Notícias

Governo de Lagos oferece transporte gratuito a titulares de cartão eleitoral

Lagos, Nigéria (PANA) – Para encorajar as pessoas retardatárias a inscrever-se para as eleições gerais de abril próximo, o Governo do Estado de Lagos, no sul da Nigéria, prometeu aos passageiros titulares de cartão de eleitor que eles serão autorizados a viajar gratuitamente quinta e sexta-feiras nos autocarros da empresa local de transporte interurbano, a LAGBUS.

O diretor-geral da LAGBUS, Tunde Disu, afirmou que esta medida será efetiva das nove às 15 horas em todos os itinerários existentes.

Ele garantiu que o cartão de eleitor servirá de bilhete e que este serviço gratuito visava encorajar as pessoas que ainda não se inscreveram.

Os Governos de diferentes Estados da Nigéria estão a tomar medidas, incluindo dias feriados e refeições gratuitas, para encorajar a população a registar-se.

A operação foi marcada por uma controvérsia devido a problemas ligados aos computadores de introdução direta de dados da Comissão Nacional Eleitoral Independente (INEC).

Iniciada a 15 de janeiro último para duas semanas, a operação deve terminar sábado, mas ela poderá ser prorrogada para permitir ao maior número de pessoas inscrever-se.

Terça-feira, a Câmara dos Representantes (Parlamento) modificou a Lei Eleitoral para dar à INEC o poder de prorrogar a operação.

A INEC previu registar cerca de 70 milhões de pessoas para as eleições gerais de Abril próximo.

-0- PANA SEG/NFB/TBM/FK/TON 26janv2011