Agência Panafricana de Notícias

Governo da RDC custeia funeral de André Boboliko, ex-primeiro-ministro, falecido em Bruxelas

Bruxelas, Bélgica (PANA) - O Governo da República Democrática do Congo está disponível para organizar o funeral "digno deste nome" para o ex-primeiro-ministro, André Boboliko, falecido em Bruxelas, a 30 de março último, aos 83 anos de idade, anunciou, em Kinshasa, o porta-voz do Governo e ministro da Comunicação, Lambert Mende.

Ele indicou que, depois de consultar a família biológica do malogrado, o Governo congolês ofereceu bilhetes de viagem aérea aos parentes próximos que desejem acompanhar o corpo do defunto durante a sua repatriação prevista para próxima quinta-feira, a fim de ser sepultado na RD Congo.

Uma missa solene de ação de graças será dita na Grande Basílica de Koekelberg, em Bruxelas, quarta-feira, 11 de abril corrente, na vespera da transladação do corpo, informou a família em na capital belga.

São esperadas numerosas pessoas nesta missa em memória do político que foi um sindicalista ativo, antes de assumir o posto de primeiro comissário do Estado (primeiro ministro) e presidente da Assembleia Nacional entre 2006 e 2007.

O seu último mandato político é o de senador para o qual ele foi eleito em 2007.

Reputado pela sua humildade e muito popular, André Boboliko foi um fervoroso praticante católico, tendo deixado uma viúva e muitos filhos.

-0- PANA AK/DIM/DD 7abril2018