Agência Panafricana de Notícias

Governo cria lojas de referência para lutar contra especulação e subida de preços de produtos de primeira necessidade na Mauritânia

Nouakchott, Mauritânia (PANA) – O Governo mauritano vai abrir 600 lojas de referência com todos os produtos de primeira necessidade em Nouakchott, a capital do país, e nas províncias para lutar contra a especulação e o aumento ilícito dos preços, soube a PANA esta segunda-feira de fontes oficiais.

Esta operação, cuja execução será confiada à Empresa Nacional de Importação e Exportação (SONIMEX), é o resultado duma reunião realizada domingo à noite por um Comité Interministerial que envolve vários Ministérios mauritanos.

As novas lojas, das quais 250 serão implantadas na capital e 350 nas províncias, disporão de vários milhares de toneladas de produtos de primeira necessidade, tais como açúcar, arroz, óleo e farinha para manter o poder de compra das populações.

A forte subida dos preços constatada desde há alguns meses nos mercados mauritanas suscita descontentamentos no seio da população e protestações cosntantes da oposição.

Consequentemente, o Presidente mauritano, Mohamed Ould Abdel Aziz, recomendou ao Governo para tomar todas as medidas suscetíveis de permitir a dimuição dos preços dos produtos de primeira necessidade no país.

Esta reação "de antecipação" do Governo mauritano intervém num contexto magrebino marcado pelo derrube do poder (a 15 de Janeiro corrente), na Tunísia, na sequência dum vasto movimento de protesto social e duma certa agitação emergente de rua na Argélia.

-0- PANA SAS/JSG/IBA/FK/DD 17jan2011