Niamey, Níger (PANA) – O Governo nigerino criou recentemente um código de redes da eletricidade a fim de dinamizar o desenvolvimento da oferta da energia elétrica e para um acesso universal a este produto, até 2035, indica um comunicado publicado no termo de uma reunião semanal do Conselho dos Ministros.
"O acesso à energia representa uma componente essencial do desenvolvimento socioecomómico de um país. Porém, no Níger a taxa de acesso à eletricidade é de quase 13 porcento apesar da existência de uma importante potencialidade, tanto em energias fósseis como em energias renováveis”, sublinha o comunicado.
Por isso, prossegue o documento, a fim de dinamizar o desenvolvimento da oferta da eletricidade e para um acesso universal à eletricidade até 2035, o Níger dotou-se de vários textos, incluindo o Código da Eletricidade, a Política Nacional de Eletricidade e a Estratégia Nacional de Acesso à Eletricidade.
Para o Governo, o impacto para o Níger é criar as regras de coexistência de um mercado nacional mais estruturado e atrativo aos investimentos privados e favorecer a emergência de um mercado regional da energia elétrica.
-0- PANA SA/IS/SOC/FK/IZ 27ago2019