Agência Panafricana de Notícias

Governo cria Conselho para harmonizar políticas económicas na Líbia

Trípoli, Líbia (PANA)  - O Governo de Unidade Nacional líbio instalará um Conselho de Políticas Económicas encarregue de harmonizar e coordenar políticas económicas do país, anunciou segunda-feira o Ministério líbio das Finanças.

Um acordo foi concluído neste sentido durante uma reunião, segunda-feira, entre o ministro das Finanças, Khaled al-Mabrouck, o governador do Banco Central da Líbia (BCL), Seddik al-Kabir, e os ministros do Planeamento, Fakher Boufarna , e Transportes, Mohamed al-Chahoubi, a fim de unificar políticas financeiras e económicas e coordenar entre si, de acordo com um comunicado publicado segunda-feira pelo Ministério.

Presidido pelo primeiro-ministro, Abdelhamid al-Dbaiba, o Conselho integrará o governador do Banco Central, ministros envolvidos nos assuntos económicos e financeiros, alguns professores universitários, sindicalistas de defesa dos direitos dos consumidores e investidores.

Ele terá por missão formular políticas que livrarão o país da crise atual, além de coordenar entre autoridades envolvidas nos assuntos financeiros, económicos e bancários, para criar uma economia diversificada que vise oferecer oportunidades de emprego à juventude líbia.

Os participantes debateram um projeto de orçamento geral do Estado e mecanismos da sua aplicação em cooperação com o BCL, examinando os controlos e procedimentos que garantem a execução do orçamento geral.

No termo da reunião, foi decidido realizar-se reuniões periódicas entre os ministérios envolvidos no quadro regulamentar do Conselho de Política Económica.

O projeto de orçamento para o exercício de 2021 do Governo de União Nacional na Líbia avalia-se em 96 biliões 237 milhões de dinares (cerca de 21 biliões 386 milhões de dólares americanos).

-0- PANA BY/JSG/FK/DD 23março2021