Agência Panafricana de Notícias

Governo constrói cinco mil casas para realojar sinistrados de explosões no Congo

Brazzaville, Congo (PANA) – O Governo congolês vai construir cinco mil casas em Kintélé, a cerca de 25 quilómetros a norte da capital, Brazzaville, para realojar os 13 mil e 850 sinistrados das explosões do depósito de munições do campo de Mpila, anunciou sexta-feira a Rádio Congo (oficial), citando o ministro da Comunicação, Bienvenu Okiémy.

« Disposições serão tomadas para uma conclusão rápida dos trabalhos », assegurou Okiémy, acrescentando que os edifícios que podem ainda ser reabilitados nos perímetros afetados pelas explosões vão sê-lo no quadro dum programa de emergência.

Disse igualmente que o seu Governo vai acelerar a realização dos programas imobiliários em curso para mil alojamentos, o que aumentará a oferta habitacional e responderá à procura "dos nossos compatriotas sinistrados".

As explosões de Mpila fizeram cerca de 200 mortos, dois mil e 315 feridos e 13 mil e 850 sinistrados.

Além disso, Okiémya anunciou a criação próxima dum fundo de apoio à reconstrução junto do Banco de Habitação, tendo o Tchad constribuído com cerca de 500 milhões de francos CFA (cerca de um milhão de dólares americanos) e a China perto de três milhões de dólares americanos.

-0- PANA MB/JSG/MAR/IZ 09março2012