Agência Panafricana de Notícias

Governo considera muito cedo estabelecer balanço do ataque contra sede da ONU em Abuja

Lagos, Nigéria (PANA) – Enquanto os socorristas continuam a evacuar o pessoal da sede da Organização das Nações Unidas (ONU) em Abuja, alvejada esta sexta-feira por um ataque à bomba, o ministro nigeriano do Interior, Abba Moro, indicou à imprensa ser muito cedo para dar um número exato das vítimas.

Mas segundo a Agência Nigeriana de Notícias (NAN), citando fontes do Garki Hospital, para onde as pessoas feridas foram evacuadas, dois corpos foram transportados para este estabelecimento ao passo que um outro ferido faleceu no hospital.

Muitas vítimas foram igualmente transportadas para o Hospital Nacional, muito próximo, que lançou um apelo para a doação de sangue aos habitantes de Abuja a favor das vítimas.

Segundo a uma cadeia de televisão privada , Televisão Africano Independente (AIT), receia-se que várias dezenas de pessoas tenham sido mortas ou feridas pela explosão que ocorreu por volta das 10 horas (locais).

A AIT indica que um presumível kamikaze arrombou a portaria do complexo onusino e fez explodir o seu veículo munido de explosivos perto da receção.

A maioria das vítimas encontravam-se no rés-do-chão deste edifício de cinco andares que albergam 300 empregados das agências da ONU na Nigéria.

Por outro lado, a secretária de Estado nigeriana para os Negócios Estrangeiros, Viola Onwuliri, qualificou este atentado de « ataque contra a comunidade internacional ».

-0- PANA SEG/NFB/JSG/FK/DD 26agosto2011