Governo congolês rececionou 40 mil testes de covid-19
Brazzaville, Congo (PANA) - A ministra congolesa da Saúde e População, Jacqueline Lydia Mikolo, recebeu em Brazzaville um milhão de máscaras médicas, 40 mil testes e cinco máquinas de laboratório para aumentar a capacidade de diagnóstico, anunciou a rádio pública congolesa.
Trata-se duma ordem do Governo congolês, como parte da resposta ao coronavírus, indicou a governante.
Os 40 mil testes permitirão multiplicar por três ou quatro o número de testes por dia", regozijou-se a ministra congolesa da Saúde e População.
Acrescentou ainda quer outros equipamentos, nomeadamente máscaras médicas, são destinados prioritariamente ao pessoal de saúde que se encontra na linha da frente na luta contra o coronavírus.
Por sua vez, o diretor-geral do Laboratório Nacional de Saúde Pública, Rich Fabien Niama, saudou os esforços do Governo congolês para alinhar as estruturas sanitárias nos padrões internacionais.
Indicou que os testes recebidos permitirão reforçar e descentralizar o diagnóstico da covid-19, que deixará, portanto, de se realizar apenas em Brazzaville e Ponta Negra (sul), ambas cidades mais afetadas pela patologia, mas também em Niari, no sul, em Cuvette e em Sangha.
"Estes equipamentos ajudar-nos-á a reduzir ainda mais o tempo de entrega dos resultados, mas também e, sobretudo, aproximar os testes da população, a fim de traduzir na realidade as orientações do chefe do Estado congolês, Denis Sassou-Nguesso, em matéria de despitagem em massa", afirmou Rich Fabien Niama.
De acordo com a avaliação epidemiológica efetuada a 26 de maio corrente pelo coordenador técnico nacional de luta contra a covid-19, o Congo tem um total de 469 casos positivos, incluindo 161 curados e 19 mortos.
-0- PANA MB/DIM/DD 28maio2020