Agência Panafricana de Notícias

Governo congolês disponibiliza mais de $ 14 milhões para reabilitar ponte sobre rio Kouilou

Brazzaville, Congo (PANA) - O Governo congolês desembolsa este ano sete biliões 200 milhões de francos CFA (mais de 14 milhões de dólares americanos) para reabilitar a ponte sobre o rio Kouilou, a mais comprida do país, anunciou esta terça-feira, em Brazzaville, o chefe da Missão de Controlo Louis Berger, Youssef Ben Salah.

Esta ponte, de 400 metros de comprimento, situa-se a 45 quilómetros da capital económica congolesa, Ponta Negra (sul), a alguns metros do ponto de encontro do rio Kouilou e do Oceano Atlântico.

A infraestrutura facilita os movimentos de pessoas e des bens entre Ponta Negra, o distrito de Madingou-Kayes e as aldeias vizinhas, permitindo igualmente aos exploradores florestais e a outros empresários, que operam na zona, evacuarem seus produtos para a cidade oceânica e o porto de Ponta Negra.

As suas obras de reabilitação, que vão terminar em dezembro próximo, tornaram-se indispensáveis dada a degradação da mesma, devida nomeadamente aos efeitos da zona marítima e à sobrecarga praticada pelas pessoas que exploram o troço.

Situado no departamento de Kouilou, a ponte foi construída em 1985 e, desde então, nunca foi objeto duma revisão técnica aprofundada.

-0- PANA MB/JSG/FK/DD 16julho2013