Governo compromete-se a criar sistema de saúde resiliente no Benin
Cotonou Benin (PANA) - O Governo beninense apelou a todos os cidadãos para serem calmos e serenos, renovando-lhes o seu compromisso de trabalhar para estabelecer definitivamente um sistema de saúde resiliente, capaz de garantir o direito à saúde em todo o território nacional.
A garantia foi dada num comunicado publicado sexta-feira última pelo ministro beninense da Saúde, Benjamin Hounkpatin.
Nesse documento, o governante manifestou a sua solidariedade às famílias dos falecidos na sequência de uma avaria ocorrida na unidade de cuidados intensivos do Centro Nacional Hospitalar e Universitário Hubert Koutoukou Maga (CNHU-HKM), em Cotonou.
"Fui informado sobre uma avaria na unidade de terapia intensiva do Centro Nacional Hospitaleiro e Universitário Hubert Koutoukou MAGA (CNHU-HKM) em Cotonou, que infelizmente terá levado à morte de quatro dos nossos compatriotas, sexta-feira, 7 de outubro de 2022. Por minha voz, o Governo apresenta as suas condolências às famílias enlutadas", disse o governante citado na nota.
De acordo com a mesma fonte, de que a PANA obteve uma cópia, será realizada uma investigação para elucidar esta situação, determinar as responsabilidades e tomar medidas que se imponham.
Acrescentou que o Presidente da República, Patrice Talon, encaminhou o processo à Autoridade Reguladora do Setor da Saúde.
O Governo também assegurou que o provedor da República está informado sobre esta tragédia ocorrida numa altura em que estão a ser feitos esforços significativos a fim de melhorar a qualidade do atendimento nas unidades de saúde beninenses.
-0- PANA IT/JSG/MAR/DD 10out2022