Agência Panafricana de Notícias

Governo chamado a instituir taxa para financiar luta contra sida na Nigéria

Lagos- Nigéria (PANA) -- O Governo Federal nigeriano foi instado pela Agência Nacional de Luta contra a Sida a instituir um imposto destinado a colmatar o défice de financiamento da luta contra esta pandemia, noticiou o diário privado "Guardian".
"Precisámos duma tributação do Governo para financiar a sida", declarou o director-geral desta Agência, John Idoko, explicando que poderia aplicar-se às companhias aéreas, à indústria cervejeira e aos sectores marítimo, rodoviário e dos transportes".
A Agência tem um défice de financiamento de 750 biliões de nairas necessários (120 nairas = 1 dólar americano) para manter o programa nacional de tratamento e dar a 350 mil outras pessoas portadoras da sida acesso aos medicamentos.
Segundo esta instituição, o número de doentes de sida na Nigéria que precisam desesperadamente da terapia passou de 850 mil para um milhão 200 mil indivíduos, e um financiamento suplementar é necessário para manter o tratamento por mais cinco anos.
O Programa Conjunto das Nações Unidas sobre a Sida (ONUSIDA) afirma que o compromisso político e as alocações de financiamento estão em baixa, uma situação que poderá ter "implicações catastróficas" nas pessoas que dependem desta ajuda parar ter acesso à prevenção, aos cuidados e ao tratamento do HIV.