Praia, Cabo Verde (PANA) – O Governo cabo-verdiano acaba de ser remodelado, passando de 28 para 26 elementos, soube a PANA de fonte oficial.
A remodelação começou pela saída do ministro cabo-verdiano da Saúde cessante, Arlindo do Rosário, que irá desempenhar o cargo de embaixador de Cabo Verde na República Popular da China, segundo a mesma fonte.
O primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, nomeou Filomena Gonçalves, que tutelava a pasta do Conselho de Ministros e Assuntos Parlamentares, passa a assumir o Ministério da Saúde, enquanto Janine Lélis, até então ministra do Estado, acumula as pastas da Defesa e Coesão Territorial e a da Presidência do Conselho de Ministros.
Com a saída de Arlindo do Rosário o elenco governamental fica reduzido a 26 membros, isto depois de Paulo Veiga, ex-ministro do Mar, ter deixado o cargo para Abraão Vicente.
O Governo de Ulisses Correia e Silva tomou posse a 20 de maio de 2021 para um segundo mandato com 28 membros, sendo 19 ministros e nove secretários de Estado.
Com este novo ajuste, o Governo fica com 17 ministros e nove secretários de Estado.
-0- PANA CS/DD 23out2022