Agência Panafricana de Notícias

Governo burundês em retiro para refletir sobre liderança e desempenho no setor público

Bujumbura, Burundi (PANA) - Os membros do Governo burundês encontram-se, desde quinta-feira última, num retiro em Kayanza, no norte do país, para dois dias de reflexão sobre "a liderança nacional e o desempenho no setor público onde se nota algumas lacunas de gestão e prestação de serviços, soube-se de fontes oficiais em Bujumbura.

Este retiro dos membros do Governo tornou-se numa instituição, no Burundi, que lhes permite, sob a supervisão do chefe de Estado, Pierre Nkurunziza, refletirem sobre questões fundamentais da nação.

O retiro serve-lhes de um "quadro de assimilação da política da gestâo de desempenho no setor público, de instrumentos de implementação desta política e de guia para os acompanhar nesta empreitada", sublinhou a fonte.

Uma vez mais, é o chefe de Estado burundês que abriu o retiro, convidando os seus colaboradores a "promoverem uma nova mentalidade e um novo comportamento na administração pública, e uma cultura de prestação de contas", noticiou a Rádio Televisão Nacional do Burundi.

O setor público no Burundi continua caraterizado por muita burocracia e pela má gestão de práticas dos recursos públicos, levando consequentemente a sociedade civil a tentar, nos últimos dias, lançar uma campanha nacional de denúncia de "bens mal adquiridos" que infelizmente não resultou, indica-se no local.

-0- PANA FB/BEH/DIM/DD 25julho2014