Agência Panafricana de Notícias

Governo burundês apresenta pêsames à Bélgica vítima de ataques terroristas

Bujumbura, Burundi (PANA) - O segundo Vice-Presidente do Burundi encarregue das Questões Sociais e Económicas, Joseph Butore, assinou segunda-feira à noite, o livro de condolências aberto na Embaixada do Reino da Bélgica, em Bujumbura, uma semana após os ataques terroristas em que morreram pelo menos 72 passageiros e ficaram feridos 340 outros no aeroporto e num metro de Bruxelas, a capital belga.

Em nome das relações « seculares » que o alto responsável governamental exprimiu assim a sua solidariedade com o povo belga na sequência destes atentados.

A tragédia veio pôr termo momentaneamente às tensões dos últimos dias nas relações entre o Burundi e a sua antiga potência colonial.

A Bélgica é acusada de ter « objetivos neocolinialistas » devido ao seu envolvimento ativo na busca duma solução negociada para a crise política que atravessa o Burundi há quase um ano.

Alguns opositores exilados no estrangeiro, principalmente na Bélgica, passam por « terroristas » com quem o poder instituído burundês se recusa a negociar uma resolução da crise.

Estes opositores receberiam meios financeiros do estrangeiro para procurar armas com as quais eles combatem o poder.

-0- PANA FB/IS SOC/FK/DD 29março2016