Governo burkinabe toma nota de deliberações da CEDEAO sobre Burkina Faso
Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - O Governo burkinabe anunciou, terça-feira, ter tomado nota das deliberações da cimeira da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) anunciousobre o Burkina Faso, realizada domingo último em Accra, no Gana.
A CEDEAO diz ter aceitado o cronograma de 24 meses de teansição, a partir de 1 de julho corrente, proposto pelas autoridades da transição.
Anunciou, além disso, o levantamento das sanções económicas e financeiras impostas ao Burkina Faso devido ao golpe de Estado de 24 de janeiro de 2022 contra o então Presidente Roch Marc Christian Kaboré, eleito a 29 de dezembro de 2015.
A CEDEAO mantém, no entanto, a suspensão do Burkina Faso das suas instâncias, até à normalização da situação política naquele país.
Ainda assim, o Governo do Burkina Faso regozijou-se com o levantamento das sanções económicas e financeiras adotadas si, durante a cimeira extraordinária de 15 de março de 2022 em Accra.
Disse que está medida permitirá ao Burlina Faso consolidar a sua cooperação com seus parceiros bilaterais e multilaterais.
Exprimiu finalmente a sua profunda gratidão a Mahamadou Issofou, medianeiro da CEDEAO na crise político-militar no Burkina Faso.
Todavia, o Governo burkinabe deplorou a manutenção da suspensão do país das instâncias da CEDEAO.
Reafirmou, por outro lado, a sua vontade e determinação a conduzir o processo de transição até ao regresso à ordem constitucional, sob a supervisão dos parceiros.
-0- PANA TNDD/IS/FK/DD 05julho2022