Ougadougou, Burkina Faso (PANA) - O Governo burkinabe adotou um plano de preparação e resposta a uma eventual epidemia de meningite, para o ano de 2020, soube a PANA de fonte oficial em Ouagadougou.
Avaliado em mais de três biliões de francos CFA (mais de 25,1 milhões dólares americanos), este plano visa reduzir a morbidez e a mortalidade devidas à meningite em 2020 no Burkina Faso, segundo um relatório do Conselho de Ministros burkinabes.
O plano permitirá, entre outros, o reforço do controlo epidemiológico a todos os níveis, o pré-posicionamento dos medicamentos reagentes e consumíveis, a constituição dum estoque de vacinas e de consumíveis, de acordo com o documento.
Também permitirá o tratamento gratuito e precoce dos casos, conforme os protocolos sanitários revisados, a vacinação reativa de massa gratuita em caso de epidemia e o reforço da comunicação para a população, indica o relatório.
O Conselho de Ministros recomendou ao ministério da Saúde para tomar disposições adequadas com vista à execução eficaz deste plano, porque é neste período de seca e durante o harmatão que esta doença impera no Burkina Faso.
Em 2019, a epidemia de meningite fez uma centena de mortos dos mil e 335 casos recenseados, refere-se.
-0- PANA TNDD/JSG/FK/DD 9jan2020