Agência Panafricana de Notícias

Governo burkinabe determinado a manter funcionais escolas no norte do país

Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - O Governo burkinabe fará com que a escola funcione nas regiões do norte, do leste e do Sahel, onde ataques terroristas são quase diárias, declarou quarta-feira o ministro burkinabe da Comunicação e porta-voz do Governo, Remis Dandjounou.

Falando no termo dum Conselho de Ministros, Dandjounou indicou que, "nas regiões do leste, do norte e do Sahel, faremos com que a escola continue a funcionar. Os agentes farão tudo para garantir a segurança".

Garantiu que, nas zonas onde escolas foram destruídas, disposições serão tomadas para que as mesmas sejam reconstruídas.

"No combate que travamos contra o terrorismo, há uma parte de desinformação que é muito forte e os atores devem ter cuidado com o que eles transmitem como informação", alertou.

A situação de segurança é marcada pela subida dos ataques terroristas no Burkina Faso há perto de três anos. Desde esta data, mais de 200 pessoas, incluindo elementos das forças de defesa e de segurança, pereceram, segundo o ministério dos Negócios Estrangeiros.

Além de combaterem as forças de defesa e de segurança, os terroristas hostilizam civis, alunos e professores.

Em 2018, mais de 520 estabelecimentos escolares foram encerrados, ou seja perto de 56 mil alunos colocados na rua, segundo dados do ministério da Educação.

-0-PANA NDT/BEH/SOC/MAR/DD 11out2018