Governo burkinabe condena ataque contra igreja católica no país
Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) – O Governo burkinabe condena o ataque perpetrado domingo último contra uma igreja católica e um centro sanitário na comuna de Dablo, no centro-norte, fazendo seis mortos, dos quais um padre, segundo um comunicado oficial transmitido à PANA.
Segundo o comunicado, assinado pelo ministro da Administração, Semeon Sawadogo, foi domingo último, 12 de maio, por volta das nove horas locais que indivíduos armados não identificados perpetraram este “ataque cobarde e bárbaro” que também causou o incêndio duma loja e de dois carros.
"O Governo condenou este ato ignóbil. Depois de terem fracassado na tentativa de opor as comunidades, assassinando de maneira individual sobas e líderes comunitários, grupos terroristas atacam agora a religião com o funesto objetivo de nos dividirem”, lamentou.
O Governo saudou o espírito de solidariedade e de tolerância inter-reliogiosa promovido pelos crentes das diferentes confissões religiosas no Burkina Faso e exortou as populações à calma e moderação.
Reafirmou, ao mesmo tempo, a sua determinação a fazer o máximo para identificar autores destes crimes e puni-los de maneira proporcional aos seus delitos.
A 29 de abril último, um pastor e quatro fiéis foram abatidos na aldeia de Silgaji, situada na comuna de Tongomayel, na província de Soum (norte), refere-se.
A situação de segurança no norte do Burkina Faso é marcada por ataques perpetrados por terroristas, o que obriga o Exército a intensificar operações contra o flagelo nesta região.
-0- PANA TNDD/IBA/Ff/DD 13maio2019