Agência Panafricana de Notícias

Governo beninense pede levantamento de imunidade de deputado da oposição

Cotonou, Benin (PANA) – O Governo beninense pediu o levantamento da imunidade do deputado Désiré Vodonon do partido da oposição União Faz a Nação (UN), citado num caso de fraude internacional, soube segunda-feira a PANA de fontes parlamentares.

Numa correspondência endereçada ao presidente da Assembleia Nacional, o ministro da Justiça pediu ao Parlamento para levantar a imunidade do deputado Vodonon processado por fraude e tráfico de ouro avaliado em biliões de francos CFA com Sul-Africanos.

A autorização de levantamento da imunidade foi solicitada pelo Procurador-Geral da República do Tribunal de primeira instância de Cotonou para ouvir o deputado, enquanto outras pessoas suspeitas no mesmo caso já foram interrogadas.

Segundo o artigo 90 da Constituição beninense, os membros da Assembleia Nacional gozam de imunidade parlamentar e nenhum deputado pode, durante o período das sessões, ser processado ou preso em matéria criminal ou correcional sem autorização da Assembleia Nacional, excepto em caso de flagrante delito.

Eleito pela lista « Força-Chave », o deputado Vodonon está ausente da cena pública desde finais de dezembro.

-0- PANA IT/JSG/MAR/TON 17jan2011