Governo beninense lança alerta sobre subida do nível das águas
Cotonou, Benin (PANA) - O Ministro beninense do Interior e Segurança Pública apelou à população do para estar "vigilante" face à frequência dos acidentes que ocorreram após a subida das águas em várias localidades do país.
"Os serviços de previsão acabam de anunciar um alerta (de cor) laranja para as comunas de Malanville, Karimama (comunas do Nordeste) e Bonou (Sudeste).
"Esta situação pode ficar vermelha nos próximos dias e alastrar-se a outras comunas como Adjohoun, Dangbo, Ouinhin (sudeste) Grand Popo, Athiéme Lokossa (sudoeste), Zagnanado e Zogbodomey (Centro)", adverte o Ministério num comunicado de imprensa chegado à PANA, em Cotonou.
Apesar das medidas de sensibilização e de preparação tomadas pela Agência Nacional de Proteção Civil e pelas autoridades departamentais e comunitárias, alguns cidadãos continuam imprudentes na adoção de comportamentos de risco, deplora o Ministério.
A fim de evitar o aumento dos danos causados pelas inundações, o Governo recomenda a observância das medidas tomadas pelas autoridades políticas e administrativas.
Em particular, desaconselhou a sobrecarga de embarcações e recomendou o respeito das regras do transporte fluvial e lagunar, nomeadamente o uso de coletes salva-vidas e denunciar às autoridades locais qualquer comportamento de risco.
O Benin registrou, nos últimos dias, acidentes fatais envolvendo transporte fluvial e lagunar, pesca, exploração dos recursos dos pântanos e outras atividades.
-0- PANA IT/BEH/DIM/IZ 20agosto2020