Agência Panafricana de Notícias

Governo belga interpelado sobre venda de helicópteros militares ao Sudão do Sul

Bruxelas, Bélgica (PANA) – O ministro belga da Defesa, Pieter De Crem, confirmou segunda-feira diante do Parlamento belga a venda de dois helicópteros Agusta de fabrico italiano comprados pelo Exército da Bélgica ao Sudão do Sul, enquanto este país e o seu vizinho, o Sudão, são objeto de embargo da União Europeia (UE).

Interpelado sobre esta questão pelo Parlamento belga, o ministro da Defesa indicou que a transação se realizou em conformidade com as regras em vigor.

As duas aeronaves fazem parte dos quatro helicópteros que o Exército belga revendeu a uma empresa especializada na venda de armamentos instalada em Bruxelas.

Segundo uma fonte próxima do dossiê, os dois helicópteros foram comprados ao fabricante italiano, em 2009, por 425 mil 425 euros por unidade e revendidos em 2012 ao Governo do Sudão do Sul ao preço de 500 mil euros por aparelho.

A imprensa belga publicou as fotos dos dois aparelhos pintados em amarelo pousados no aeroporto de Juba, a capital do Sudão do Sul.

Uma outra foto mostra os dois aparelhos voando com cores das Forças Armadas belgas.

Um deputado, pouco satisfeito com as explicações do ministro da Defesa, pediu o prosseguimento das investigações sobre este caso.

-0- PANA AK/JSG/FK/TON 25junho2013