Governo autoriza enterro de Presidente Mugabe na sua aldeia natal no Zimbabwe
Harare, Zimbabwe (PANA) - O antigo Presidente do Zimbabwe, Robert Mugabe, será sepultado na sua aldeia natal situada no distrito de Zvimba, na província de Mashonaland West, no norte do país, autorizou o Governo zimbabweano.
A autorização seguiu-se a um desentendimento entre a família do finado estadista, que exigia cumprimento da vontade do finado estadista de ser enterrado, se viesse a morre, na sua terra natal, e o Governo que decidiu antes sepultá-lo num Mausoléu especialmente construído no Cemitério Nacional dos Heróis do Zimbabwe, dedicado aos combatentes da libertação nacional que ajudaram o Zimbabwe a obter a sua independência, em 1980.
O Governo do Presidente Emmerson Mnangagwa, fez até ameaças de retomar propriedades pertencentes à família Mugabe, adquiridos em nome do partido no poder, a União Nacional Africana do Zimbabwe- Frente patriótica (ZANU-PF, sigla em inglês).
"A família do defunto ex-Presidente Robert Mugabe exprimiu o seu desejo de proceder ao seu enterro em Zvimba. Em conformidade com a política governamental que visa respeitar os desejos das famílias dos heróis falecidos. O Governo coopera com a família Mugabe nas suas novas funções”, declarou quinta-feira o secretário permanente do ministério da Informação, Publicidade e Radiodifusão, Ndavaningi Nick Mangwana.
"O Governo vai esforçar-se para oferecer ao antigo Presidente exéquias condignas, sob a supervisão da sua família”, acrescentou.
O porta-voz da família, Leo Mugabe, confirmou à PANA que o defunto dirigente será mesmo enterrado na sua aldeia.
O corpo foi encaminhado para a aldeia de Mugabe em Zvimba, sob uma escolta policial e militar, em previsão duma inumação prevista para este fim de semana.
A recusa da família Mugabe de o enterrar no Cemitério Nacional dos Heróis afetou Mnangagwa, porque o seu antecessor deixa, apesar dos seus defeitos, a lembrança dum dos líderes do pan-africanismo no continente.
Leo recusou-se a dizer à PANA as razões da mudança de posição do Governo.
Como indicado antes, nos últimos meses, Mugabe revelou claramente não querer ser enterrado no Cemitério dos Heróis Nacional.
A sua posição explica-se pela amargura da sua destituição por um golpe de Estado militar em novembro de 2017, levado a cabo pelo Exército, que instalou Mnangagwa para lhe suceder.
Da independência do país, proclamada a 18 de abril de 1980, até à sua demissão, Mugabe foi o Presidente do Zimbabwe.
-0- PANA TZ/VAO/ASA/IS/SOC/MAR/DD 27set2019