Agência Panafricana de Notícias

Governo anuncia retomada de aulas presenciais na capital cabo-verdiana

 

Praia, Cabo Verde (PANA) – O primeiro-ministro de Cabo Verde, Ulisses Correia e Silva, anunciou, terça-feira, no Parlamento, a retomada das aulas presenciais na cidade da Praia, único ponto do país onde elas ainda não tinham  recomeçadado, devido ao nível elevado de transmissão da covid-19 nesta metrópole, apurou a PANA de fonte segura

Em todo o país, as aulas presenciais no ano letivo anterior foram suspensas em março último e não chegaram a ser retomadas, até a este mês (outubro), devido à pandemia da covid-19, acrescentou.

Com exceção da cidade, o maior e mais populoso centro urbano do arquipélago, as aulas presenciais do ano letivo 2020-2021 nos restantes municípios de Cabo Verde arrancaram a 1 do corrente.

"Investimos para abrirmos o ano escolar com medidas adequadas. Dia 2 de novembro, as aulas presenciais iniciarão na cidade da Praia", anunciou Ulisses Correia e Silva, aos  deputados cabo-verdianos, dando-lhes as respostas do Executivo à crise provocada por esta pandemia.

Na mesma ótica, também, os Ministérios da Educação e da Saúde garantiram que há condições para as aulas presenciais serem retomadas, na cidade capital, a partir da próxima segunda-feira, ainda que de forma faseada.

Assim sendo, segundo o calendário publicado pelo Ministério da Educação no Facebook, na próxima segunda-feira, dia 2 de novembro, têm início as aulas dos 1.º, 2.º, 3.º e 4.º anos e também as do 8.º, 11.º e 12.º anos.

Uma semana depois, isto é,  a 9 de novembro, terão início as aulas dos 5.º e 6.º anos.

Por último, a 16 de novembro, aconteceram as dos 7.º, 9.º e 10.º anos, segundo o Ministério da Educação.

"Este ano lectivo", refere ainda o Ministério da Educação, "o regresso à escola exige medidas específicas de suporte, que promovam uma reintegração escolar que, por sua vez, assegure a biossegurança, a saúde física e psicológica e que garanta o bem-estar dos alunos."

O regresso faseado às aulas é explicada pelo Ministério da Educação por causa do "fluxo dos estudantes entre as localidades, em particular, a pressão dos estudantes na deslocação nos transportes públicos, tendo em conta que o concelho da Praia alberga 12 Agrupamentos Escolares, duas Escolas não agrupadas, quatro estabelecimentos de ensino privado e cooperativo, com 24 mil 97 alunos do Ensino Básico e sete mil 978 do Ensino Secundário.

Enquanto isso, sete escolas foram encerradas temporariamente em Cabo Verde, no primeiro mês do regresso das aulas presenciais, devido a casos positivos de covid-19.

No entanto, a maioria dos estabelecimentos encerrados já reabriu, apos o período de quarentena, em que se procedeu à tomada das medidas profiláticas adequadas para se evitarem novas infeções, segundo a mesma fonte.

-0- PANA CS/DD 28out2020