Governo anuncia circulação em Cabo verde de mais de 70 carros elétricos
Praia, Cabo Verde (PANA) - Já circulam mais de 70 carros elétricos em Cabo Verde, no âmbito da política do Governo da transição energética com segurança a fim de reduzir a dependência de combustíveis fósseis e a fratura energética do país, anunciou o Governo cabo-verdiano.
Intervindo na cidade do Mindelo, onde esteve quinta-feira de visita, o primeiro-ministro de Cabo Verde, Ulisses Correia e Silva, confirmou a informação no âmbito da política do Governo de proceder à transição energética com segurança, eficiência e sustentabilidade para reduzir a dependência de combustíveis fósseis e a fatura energética do país.
Anunciou também que está em curso um concurso público para escolher a empresa concessionária que vai instalar e gerir os primeiros 44 postos de carregamento elétrico públicos.
"Vinte e duas candidaturas ao programa de incentivos para aquisição de veículos elétricos, estão pré-aprovadas desde o início em junho último", disse Ulisses Correia e Silva.
O Governo cabo-verdiano aprovou em 2019 a Carta de Política de Mobilidade Elétrica, que estabelece o objetivo da substituição gradual, até 2050, de todos os veículos movidos a motor térmico por motor elétrico.
"Aprovamos o Plano de Ação para a Mobilidade Elétrica e isentamos de direitos aduaneiros e IVA (Imposto de Valor Acrescentado) a importação de veículo elétricos e equipamentos de recarga. Mobilizámos financiamentos do Nama Facility para a implementação do programa de promoção da mobilidade elétrica e um Programa de incentivos para apoiar a aquisição de 600 veículos elétricos e 100 postos de carregamento", disse ainda Ulisses Correia e Silva.
Revelou que está em desenvolvimento um quadro legal e regulamentar para viaturas elétricas e seus carregamentos, bem como a previsão de implementação de projetos-piloto de autocarros elétricos, "com estudos para avaliar a viabilidade económica e requisitos técnicos."
-0- PANA CS/DD 18nov2022