Agência Panafricana de Notícias

Governo angolano emite segundas vias de cartão eleitoral

Luanda, Angola (PANA) - O Ministério angolano da Administração do Território (MAT) inicia esta terça-feira, em todo o país, a emissão de segundas vias do cartão de eleitor aos cidadãos que eventualmente o tenham perdido por diversas situações, indica uma nota oficial.

Segundo o documento, citado pela agência angolana de notícias (Angop), trata-se de uma etapa prevista no Processo de Atualização do Registo Eleitoral, decorrido no país entre 25 de agosto de 2016 e 31 de março de 2017, no âmbito das eleições gerais de 23 de agosto próximo.

A operação destina-se, especificamente, aos eleitores que, tendo efetuado a prova de vida, ou se cadastrando pela primeira vez, se encontram desprovidos deste documento e sem o qual não poderão exercer o seu direito de voto, esclarece o documento do MAT.

Por outro lado, prossegue, serão também entregues os cartões daqueles que, embora tenham efetuado o seu registo durante o processo terminado a 31 de março deste ano, não o receberam no momento devido à morosidade do sistema, a avaria das impressoras ou a outras anomalias.

Para o efeito, estarão disponíveis postos permanentes de atendimento nas sedes das administrações municipais do país, de segunda a sexta-feiras, no horário normal da Ffunção Pública.

“Não se tratando de uma prorrogação do Registo Eleitoral, as segundas vias destinam-se a quem tenha feito a sua prova de vida e o seu registo mas que, no entanto, tenha perdido ou não tenha recebido o respetivo cartão”, reitera o documento.

-0- PANA ANGOP/IZ 15maio2017