Governo ajusta sistema estatístico nacional na Côte d'Ivoire
Abidjan, Côte d’Ivoire (PANA) - O Governo ivoiriense vai submeter ao Parlamento um projeto de lei para ajustar a organização do sistema estatístico nacional, com vista a comformá-lo às normas internacionais.
Segundo um comunicado do Conselho de Ministros, a modificação da lei da organização do sistema estatístico nacional tem por objetivo conformar-se às recomendações da Carta Africana de Estastísticas e à estratégia de harmonização de estatísticas em África, adotada em janeiro de 2018.
A economia geral deste projeto de lei prevê a modificação do estatuto jurídico do Instituto Nacional de Estatísticas (INS), que se tornará numa agência de execução, sob a denominação de Agência Nacional de Estatísticas (ANStat).
Além disso, vai criar-se uma Autoridade Nacional de Estatísticas Públicas (ANSP) e um Fundo de Desenvolvimento de Estatísticas, a fim de considerar, respetivamente, as atividades estatísticas estratégicas de controlo da atividade estatística e da mobilização dos recursos necessários para o financimento duradouro da produção e da difusão das estatísticas oficiais.
A nova Estratégia Nacional de Desenvolvimento de Estatísticas (SNDS) 2017-2021, adotada em dezembro de 2018, tem por objetivo construir um sistema estatístico nacional forte e estável.
O custo global da sua execução está avaliado em 135 biliões 900 milhões de francos CFA (230 milhões 883 mil 545 dólares americanos).
-0- PANA BAL/JSG/FK/IZ 12dez2019