Governo admite levantar restrições impostas pela covid-19 em Cabo Verde
Praia, Cabo Verde (PANA) – O primeiro-ministro de Cabo Verde, Ulisses Correia e Silva, admitiu, quinta-feira, que a situação da pandemia da covid-19 no país "está controlada”, pelo que, frisou, o Governo prevê, para breve, o levantamento das restrições que constam da situação de contingência ainda em vigor, apurou a PANA na capital cabo-verdiana de fonte segura.
“A confiança foi restaurada, por isso é que temos o retorno do turismo, com taxas de ocupação que rondam, no Sal e na Boa Vista, os 67, 69 por cento, hoje, com a tendência positiva para o turismo de verão”, afirmou Ulisses Correia e Silva, ao intervir na Assembleia Nacional durante o debate mensal.
O chefe do Governo cabo-verdiano assegurou que, “se tudo permanecer com a tendência que temos hoje”, as limitações impostas pela situação de contingência, prorrogado a 19 de fevereiro por mais 15 dias, serão levantadas.
Na altura, o Governo, reunido em Conselho de Ministros extraordinário, concluiu que havia necessidade da manutenção de um conjunto de medidas de prevenção e contenção para salvaguardar a saúde pública e preservar a capacidade de resposta do sistema nacional de saúde.
Cabo Verde atingiu um pico diário de cerca de 1.400 novos infetados com covid-19 num único dia em janeiro, já com a nova variante Ómicron a circular no arquipélago, chegando então a registar mais de 7.000 casos ativos.
A situação melhorou rapidamente a partir da segunda semana de janeiro último, chegando este mês a vários dias sem novos casos, tendo o ultimo balanco, divulgado, quinta-feira última, dado conta de apenas 15 casos ativos.
Desde o início da pandemia da covid-19, em março de 2020, Cabo Verde contabilizou 401 mortos associadas à doença, 55.870 casos acumulados e 55.403 considerados curados.
-0- PANA CS/DD 25fev2022