Agência Panafricana de Notícias

Governante senegalesa advoga cobertura médica universal

Dakar, Senegal (PANA) - A ministra senegalesa da Saúde e Ação Social, Eva Marie Coll Seck, defendeu quarta-feira em Dakar um sistema de saúde forte dotado de infraestruturas e de pessoas qualificadas para atingir a cobertura médica universal.

Falando durante o lançamento do V Salão Internacional de Saúde e Material Médico de Dakar (SISDAK), Seck indicou que "é preciso envolver desde já a perícia nacional e as experiências regionais neste sentido para criar um sistema de saúde solidário e igualitário".

Ela afirmou que a convição do seu país é que uma cobertura de saúde universal que deve necessariamente basear-se num sistema de saúde forte dotado de infraestruturas acessíveis e dum pessoal suficiente de qualidade é o procedimento que corrige melhor as desigualdades.

O V SISDAK tem por tema "Cobertura Universal de Doença no Espaço CEDEAO".

Seck indicou que o SISDAK tem por objetivo oferecer um quadro anual de reuniões, exposições e trocas científicas médicas para os atores da saúde do Senegal e do estrangeiro que operam no setor do material médico, dos produtos farmacêuticos e da saúde pública.

-0- PANA DOU/AAS/SOC/MAR/IZ 06junho2013