Governante norte-americano visita Cabo Verde para reforço da cooperação
Praia, Cabo Verde (PANA) – O vice-secretário de Estado Adjunto para a África Ocidental do Departamento de Estado americano, Michael Gonzalez, inicia esta terça-feira, 30, uma visita de dois dias a Cabo Verde no âmbito do reforço da cooperação bilateral entre os dois países, apurou a PANA de fonte diplomática.
De acordo com uma nota de imprensa da embaixada dos Estados Unidos, em Cabo Verde, para além de encontros com entidades governamentais, Michael Gonzales visitará a unidade de produção de desinfetantes da Inpharma.
Este é um projeto cofinanciado pela West Africa Trade and Investment Hub e pela Agência americana para o Desenvolvimento Internacional (USAID) e tem a missão de catalisar o crescimento económico, a criação de empregos e o comércio na região da África Ocidental, utilizando uma abordagem baseada no mercado.
A construção e equipamento dessa nova unidade na empresa cabo-verdiana de produção de produtos farmacêuticos está integrada num pacote financeiro de 1.5 milhões de dólares do Governo dos Estados Unidos, no âmbito dos esforços para combater a propagação da covid-19, em Cabo Verde, e mitigar o seu impacto.
O financiamento é disponibilizado a empresas cabo-verdianas, como concessões e na modalidade de coinvestimento, em setores de mão-de-obra intensiva e em que predominam mulheres e jovens.
Essas concessões, conforme a Embaixada estadunidense, em Cabo Verde, têm como objetivo ajudar as empresas a manter os postos de trabalho e a posicionarem-se para responder às mudanças nas condições do mercado.
O primeiro financiamento, num valor superior a 220 dólares, permitirá que o fabricante de produtos farmacêuticos "Laboratórios Inpharma" expanda as suas operações e contrate mais trabalhadores, produzindo ao mesmo tempo mais desinfetantes necessários para continuar o combate à covid-19.
O financiamento de 221.968 dólares americanos, juntamente com o coinvestimento da Inpharma no valor de 707.246 dólares apoiou a construção e equipamento de uma nova unidade de produção para responder à crescente procura por desinfetantes e antisséticos, no contexto da pandemia.
A nova unidade irá aumentar a capacidade de produção de desinfetantes e antisséticos por parte da Inpharma em 40 por cento comparativamente aos níveis de produção antes da pandemia e permitirá a oferta de uma gama mais ampla de produtos, para além dos antisséticos e serviços de teste à covid-19, que a Inpharma já oferece, lê-se no comunicado.
Relativamente aos funcionários necessários para a nova unidade, a Inpharma pretende expandir o seu quadro de pessoal em 10 por cento, sendo que a maioria dos novos empregos será destinada a mulheres e jovens.
Conforme a fonte, a visita que Michael Gonzalez efetua à Inpharma constitui uma oportunidade para o responsável norte-americano se inteirar do andamento do projeto que financia a construção e equipamento da unidade de produção de desinfetantes.
Da agenda da visita constam também uma deslocação ao American Corner na Universidade de Cabo Verde, encontros com a ministra da Justiça, Joana Rosa, a ministra da Defesa Nacional e Coesão Territorial, Janine Lélis, com o secretário de Estado da Economia Digital, Pedro Lopes e com o presidente do Núcleo Operacional da Sociedade de Informação (NOSI), Carlos Pina.
A nota acrescenta que Michael Gonzales terá ainda a oportunidade de se encontrar com representantes do Ministério dos Negócios Estrangeiros e do Gabinete do primeiro-ministro.
-0- PANA CS/IZ 30nov2021