Agência Panafricana de Notícias

Governante italiana alerta para "sinais" preocupantes vindos da Líbia

Túnis, Tunísia (PANA) - A ministra italiana dos Negócios Estrangeiros, Roberta Bennani, declarou no fim de semana durante uma reunião da Conferência Europeia, em Florença, existir ''indícios preocupantes que vêm tanto do interior como do exterior da Líbia".

"A crise atual nas fronteiras entre a Síria e o Iraque não deve ser a única merecedora da atenção da comunidade internacional, mas igualmente a que ocorre na Líbia '', disse Bennani, que falava durante a reunião consagrada aos "múltiplos serviços da natureza a favor do espaço.''

Segundo ela, há indícios que suscitam inquietações por causa de práticas subentendidas por uma ideologia religiosa e externa'', favorecida sobretudo pela posição geográfica da Líbia na região do Mediterrâneo e pela dimensão dos recursos energéticos de que o país dispõe.

Ela também destacou o papel da Líbia usada como ponte para a migração ilegal para a Europa por centenas de milhares de deslocados.

A este respeito, a chefe da diplomacia italiana instou a Europa a prestar uma atenção particular a esta questão "cheia de ameaças".

-0- PANA AD/IN/DIM/IZ 26out2014