Agência Panafricana de Notícias

Governante angolano encoraja juventude santomense a participar na construção do país

São Tomé, São Tomé e Príncipe (PANA) - O ministro angolano da Juventude e Desportos, Gonçalves Muandumba, incentivou os jovens santomenses a defenderem a sua identidade e cidadania e participar ativamente na construção do país.

Muandumba falava sexta-feira, em São Tomé, por ocasião de uma palestra promovida pelo seu homólogo santomense, Marcelino Sanches, no quadro da sua visita oficial ao arquipélago.

Ao longo da sua dissertação, o governante angolano afirmou que os jovens santomenses "devem defender a sua identidade face à degradação dos valores", que, no seu entender, estão a ser "beliscados" pela globalização.

"Não devemos deixar de ter a nossa identidade, nós, Santomenses e Angolanos temos as nossas origens, a nossa cultura, os nossos hábitos, temos os nossos costumes. É isso que nos valoriza", asseverou.

"Participação da juventude encaixada na cidadania" foi um dos assuntos abordados na palestra, que se desenrolou nas instalações do Centro Cultural Brasil - São Tomé e Príncipe, evento enquadrado na visita de Muandumba ao arquipélago lusófono.

O dirigente angolano encontrou-se com o Presidente santomense, Manuel Pinto da Costa, onde foi transmitir ao chefe de Estado santomense a disponibilidade do Executivo angolano em apoiar São Tomé e Príncipe na organização dos jogos juvenis da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa), em 2018.

Gonçalves Muandumba encerra a sua visita domingo, depois de um encontro com o
primeiro-ministro santomense, Patrice Emery Trovoada.

-0- PANA RMG/IZ 04julho2015