Agência Panafricana de Notícias

Governante angolana quer exposição de potencialidades artísticas durante CAN

Dundo- Angola (PANA) -- A ministra da Cultura, Rosa Cruz e Silva, afirmou exta-feira na cidade do Dundo, capital da província de Lunda Norte (nord-est), a necessidade de os agentes culturais aproveitarem o Campeonato Africano das Nações (CAN), Orange Angola 2010, para mostrarem as potencialidades artísticas e culturais do país aos turistas.
Falando no acto central comemorativo ao Dia da Cultura Nacional, que teve lugar no Dundo, Rosa Cruz e Silva realçou ser um momento propício para todos os agentes do sector concentrarem ideias e colocarem à disposição dos visitantes, em feiras ou locais públicos devidamente autorizados, peças de artes que retratem a história de Angola.
"É chegado o momento para se colocar em prática a aliança entre a cultura e o desporto, promovendo o país com amostras culturais que caracterizam o povo angolano", disse.
Segundo Rosa Cruz e Silva, é bom que os profissionais do sector exibam os seus trabalhos para que o turismo cultural esteja em força e em todos os locais das cidades sedes do evento.
O CAN 2010 tem o seu início domingo próximo, com a realização do jogo entre as selecções de Angola e do Mali, no Estádio Nacional 11 de Novembro, em Luanda.
O evento acontece também nas cidades de Benguela, na província do mesmo nome (littoral centro), de Lubango, na província de Huila (sul) e de Cabinda, na província do mesmo nome (extremo litoral norte).