Governadores do nordeste da Nigéria avaliam segurança
Abuja, Nigéria (PANA) – Os governadores dos seis Estados do nordeste da Nigéria reuniram-se esta semana, no Estado de Gombe, para examinar os ataques terroristas perpetrados pela seita Boko Haram/Estado Islâmico na África Ocidental (ISWAP) e os desafios que essa violência terrorista representa para a região.
Os governadores de Adamawa, Borno, Bauchi, Gombe, Taraba e Yobe pediram aos seus procuradores-gerais que se reunissem com as agências de segurança, com vista a elaborar uma abordagem destinada a reforçar a segurança regional, no âmbito da lei, e oferecer soluções para a ameaça terrorista, sequestros e outros crimes que assolam a região.
No final deste encontro de 24 horas, os governadores emitiram um comunicado de 14 pontos e decidiram reunir-se de três em três meses.
o governador do Estado de Gombe, Inuwa Yahaya, que leu o comunicado, disse que "após exaustivas discussões", o Fórum de Governadores do Nordeste instruiu todos os procuradores a reunirem-se com os agentes de segurança.
Aceitando a criação de um comité técnico de trabalho para implementar todas as ações acordadas, a reunião decidiu seguir uma "abordagem induzida pela demanda que tenha em consideração as nossas necessidades e prioridades", e apoiar iniciativas que permitirão a realização dos projetos hidroelétricos de Mambilla, a fim de aumentar a produtividade da região e da Nigéria como um todo".
-0- PANA MON/AR/NFB/DIM/IZ 08março2020