Agência Panafricana de Notícias

Governadores de bancos centrais da SADC reúnem-se no Zimbabwe

Harare- Zimbabwe (PANA) -- Os governadores dos Bancos Centrais da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) iniciaram esta quinta-feira uma reunião em Harare para analisar as vias e os meios de reforçar a cooperação económica deste agrupamento sub-regional de 14 países.
A reunião, em que participam o secretário executivo da SADC, Tomás Salomão, e outros altos responsáveis, pretende harmonizar as políticas macroeconómicas regionais e o desenvolvimento dos mercados financeiros.
O governador do Banco Central do Zimbabwe, Gideon Gono, explicou que a sub-região deve reunir os seus recursos a fim de mobilizar cada vez mais recursos financeiros nos mercados financeiros internacionais.
"A SADC é um enorme mercado com uma população de cerca de 250 milhões de pessoas com um Produto Interno Bruto (PIB) combinado de 400 biliões de dólares americanos, importantes recursos naturais minerais e vastas extensões de terras cultiváveis.
A sub-região da SADC é um bloco económico com o qual é preciso contar no plano mundial", observou.
Segundo ele, "a sub-região está, no entanto, confrontada com uma miríade de desafios causados pelos choques externos adversos".
"A eliminação dos constrangimentos domésticos e dos investimentos diretos estrangeiros, particularmente no domínio das infraestruturas e da produção energética, será um fator de êxito importante", sublinhou o governador do Banco Central do Zimbabwe.