Agência Panafricana de Notícias

Governadora geral do Canadá advoga paridade na RD Congo

Kinshasa- RD Congo (PANA) -- A governadora geral do Canadá, Michelle Jean, defendeu segunda-feira em Kinshsasa a paridade na República Democrática do Congo (RDC).
Falando diante do Parlamento congolês, Michelle Jean apelou ao governo congolês para trabalhar cada vez mais na promoção da mulher a fim de lhe permitir marcar "utilmente) a sua presença na esfera das decisões.
"Enquanto mulher, se ocupo hoje este alto posto de responsabilidade, isto é porque estudei", declarou a governadora geral do Canadá que se encontra em Kinshasa desde domingo.
Durante uma audiência que lhe concedeu o Presidente congolês, Joseph Kabila, este último recordou o "dinamismo e diferentes peripécias da cooperação entre o seu país e o Canadá desde 1960.
O encontro permitiu a Kabila falar com a sua interlocutora do processp de paz na RD Congo.
Michelkle Jean felicitou nessa ocasião as autoridades congolesas pelos esforços de pacificação e reconstrução do país, indica-se de fonte oficial.
De Kinshasa, a governadora geral do Canadá rumará terça-feira para Goma, a capital da província de Kivu-Norte (leste congolês), onde visitará o Centro Hospitalar pertencente a HEAL Africa, uma Organização Não Governamental (ONG).
Também participaré na mesma cidade numa mesa redonda sobre as violências sexuais.
A ONG HEAL Africa beneficia de um apoio financeiro da Agência Canadiana de Desenvolvimento Internacional (ACDI).
De Goma, Michelle Jean deslocar-se-á a Kigali, a capital ruandesa, terceira etapa do seu périplo africano começado pelo Senegal.